Coordenação: A designar
O Grupo Temático de Trabalho 2, ÁGORA - Democracia, Regimes Políticos e Desafios Globais, encontra-se focado no estudo dos sistemas políticos contemporâneos, com especial ênfase nas questões que afetam a democracia a nível global. O grupo investiga as dinâmicas das democracias no contexto do século XXI, analisando o seu fortalecimento e os desafios a que estão sujeitas, como o autoritarismo crescente, a polarização política, o populismo, e as ameaças internas e externas às suas instituições.
O nome ÁGORA remete para a praça pública da Grécia Antiga, onde se realizava o debate político e a troca de ideias. Este nome simboliza o espaço de reflexão e de discussão crítica sobre os regímenes políticos, a evolução da democracia e as questões globais que impactam o funcionamento das instituições democráticas. O ÁGORA procura, assim, ser um ponto de encontro intelectual para compreender os desafios que as democracias enfrentam na era da globalização, do populismo e das novas formas de governança política.
Ci
O principal objetivo do ÁGORA é aprofundar o conhecimento sobre os desafios que as democracias enfrentam no cenário global, explorar as alternativas aos sistemas democráticos e propor soluções para os problemas estruturais que afetam a governança política contemporânea. Os objetivos específicos incluem:
Estudar a crise da democracia em diferentes regiões do mundo e as consequências dos regimes híbridos e autoritários no sistema político internacional.
Explorar as interações entre regimes políticos e a globalização, com um foco nas implicações para a soberania e a governança democrática.
Analisar a relação entre a democracia e questões emergentes, como as mudanças climáticas, as crises migratórias e a desigualdade social.
Contribuir para o desenvolvimento de soluções práticas para a preservação e promoção da democracia em face de novos desafios globais.
Democracia e evolução política.
Populismo, nacionalismo e autoritarismo.
A crise da democracia liberal.
Regimes híbridos e retrocesso democrático.
Democracia e governança global.
Direitos humanos e democracia.
Crises globais e seus impactos nas democracias.